13 outubro 2015

Um vibrante vinho branco argentino: Goulart T Torrontés 2012


Tudo que lemos sobre os vinhos com a uva torrontés, que simboliza os brancos argentinos, é que não são elaborados para a guarda, ou seja, devem ser bebidos jovens para que suas melhores características, aromas e frescor, sejam mantidas. Em um paralelo podemos compará-los aos Vinhos Verdes, elaborados em Portugal. 

Decidimos abrir esse vinho em casa justamente para verificar se com três anos de idade ele poderia estar em forma e apresentar suas principais virtudes. A surpresa foi grande, já adianto. 

É elaborado pela Bodega Goulart, que pertence a Erika Gourlart, uma paulistana descendente do Marechal Gastão Goulart, figura importante da Revolução Constitucionalista de 1932, no Brasil. O vinhedo foi adquirido pelo Marechal em 1915, na região de Lunlunta, em Lujan de Cuyo, e ampliados para mais 28 hectares quando esteva exilado na Argentina, na época, plantados com cabernet sauvignon e malbec. Erika assumiu a propriedade em 1995 e iniciou a recuperação de toda a estrutura, elaborando seu primeiro vinho em 2002. Atualmente possui 55 hectares de vinhedos próprios. 

Esse vinho é elaborado com uvas da região de Salta, de onde vêm os melhores torrontés argentinos, com alta carga de mineralidade, grande frescor e boa complexidade. Com esse não é diferente.

Na taça coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. Muito aromático, surpreendente até. Primeira presença de fruta branca, principalmente lichia, confirmando tipicidade. Com um tempo em taça surge uma boa complexidade, notas cítricas, derivados de petróleo e flores. 

Em boca é um vinho vibrante, com boa acidez e grande complexidade. Tudo que apresentou no nariz se repete em boca, com boa mescla de fruta branca, notas cítricas, nuances florais e grande mineralidade. Final persistente. Tem 14,2% de álcool.  

Vinho muito refrescante, complexo e com boa capacidade para harmonizações embora possa ser bebido apenas como aperitivo. Valeu a experiência!


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Wine, que atualmente vende a safra 2013 por R$ 32. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: