20 novembro 2015

1.000 vinhos nesse blog :: um brinde à amizade e aos momentos felizes :: Marcel Lapierre Morgon AOC 2011


Hoje é uma data muito especial para esse blog, que alcança a marca de 1.000 vinhos comentados com carinho, dedicação e imparcialidade (na medida do possível, já que é tão difícil deixar de lado o gosto pessoal a se escrever sobre algo tão particular). 

Nem é preciso dizer muito sobre a alegria que sinto ao escrever sobre esse número e como ele me surpreende quando recordo o início de tudo, em julho de 2006, quando na internet brasileira havia meia dúzia de blogs sobre vinhos e hoje ultrapassam os 500. Muitos nasceram, inúmeros morreram, poucos permanecem desde então. 

Porém, tenho a alegria de ser um dos blogueiros mais antigos em atividade ininterrupta e essa postagem tem o objetivo de celebrar: 

- os milhares de momentos que passei em família tendo o vinho como companhia, as inúmeros brindes que fizemos em casa e na casa de outros amigos e familiares, tendo sempre um motivo de alegria para celebrar; 

- as muitas amizades que fizemos em razão do vinho, amigos das regiões mais diversas do Brasil e com as quais não teria contato se não fosse pelo vinho. Algumas amizades ainda permanecem virtuais, mas isso será gradativamente corrigido; 

- o conhecimento que adquiri ao ler inúmeros livros, revistas e participar de eventos e degustações nesses mais de nove anos de atividade; e

- o prazer de ser um colaborador, uma fonte de informação para outros consumidores que, assim como eu, não foram criados em torno do vinho e tem dificuldades em suas compras e escolhas. 

Confesso que tive dificuldade de imaginar que vinho seria aberto para ocupar o posto de 1.000º aqui no blog, mas a nossa Confraria Brasileira de Enoblogs tratou de resolver meu dilema. Aliás, outro motivo de orgulho para mim, já que fui um de seus fundadores em fevereiro 2007.   

É que o tema do mês de novembro foi escolhido pela amiga Rafaela Giordano, que ao lado do Cláudio Werneck responde pelo ótimo Le Vin au Blog, blog das antigas também, apenas quatro meses mais novo que o Vinho para Todos.

Ela sugeriu: "Claudio faz aniversário neste mês (20). Para comemorar, escolheremos um vinho especial. Inspirados por esta situação, gostaríamos de sugerir como tema do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs o seguinte desafio: qual vinho especial da sua adega você abriria para comemorar uma data importante? Por que não abrir agora?"

Então, ótima oportunidade para celebrar a marca, as amizades, o aniversário do Cláudio e abrir um presente que ganhei justamente deles, esse francês 100% Gamay, elaborado pelo consagrado Marcel Lapierre, na região de Beaujolais, no privilegiado terroir de Morgon. Um vinho que bebemos pela primeira vez na casa deles, no Rio de Janeiro, e que nos deixou encantados. 

Lapierre optou em 1981 por elaborar vinhos naturais, sem a utilização de anidrido sulfuroso (SO2) na vinificação e inseticidas nos vinhedos, que atualmente totalizam 11 hectares no privilegiado terroir de Morgon. Pela importância de seu nome aconselho a leitura da matéria divulgada pelo Estadão por ocasião de sua morte (veja aqui).


Quanto ao vinho o risco de uma descrição incompleta ou injusta é muito grande, porque ele precisa ser provado e qualquer relato aqui pode parecer menor que sua qualidade e elegância, que começa pela apresentação da garrafa: rótulo simples e uma elegante cápsula de cera, que dá um pouco de trabalho para retirar, mas é bem charmosa!

O vinho tem 12,5% de álcool e passagem de 9 meses por barricas de carvalho. Tem coloração rubi, límpido e brilhante. Os aromas são florais, de frutos silvestres, especiarias e algo mineral. Delicado, elegante e complexo já no nariz. Em boca tem corpo leve para médio, com acidez lá em cima, muito frescor, elegância e equilíbrio, muita fruta e taninos finos.

Final de longa duração, prazeroso, com frutado e floral se repetindo, mineralidade marcando palato, com notas de café aparecendo discretas, provavelmente pelo tostado das barricas de carvalho. Grande personalidade, para você esquecer qualquer outro Gamay inútil que tenha experimentado na vida. É paradigmático, eu diria!

Enfim, agradeço à Rafaela e ao Cláudio não só pelo vinho, mas pela oportunidade de abri-lo em ocasião tão especial para esse blog, ao lado da Érika e de minha mãe. E, claro, feliz aniversário, amigo Cláudio Werneck!

*P.S.: e um agradecimento especial a você que acompanha esse blog há tantos anos e mesmo a você que chegou hoje pela primeira vez para ler sobre o milésimo vinho. Obrigado pela paciência de sempre!


Detalhes da compra:

Essa garrafa foi um presente dos queridos amigos Cláudio e Rafaela, mas cometi a indelicadeza informativa de ver que seu importador, a World Wine, vende o vinho em sua loja por R$ 231. 

* Esse é o 105º vinho que comento para a CBE, primeira e única confraria virtual do Brasil.

Saúde a todos!



6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigo Gil! Que Deus abençoe e que o vinho 2000 chegue logo... Abraços, Ronan.

Vinho para Todos disse...

Amigo Ronan,

você merece um agradecimento especial por ser tão gentil como leitor e principalmente por preocupar-se em escrever seus comentários nas postagens.

forte abraço e obrigado!

Gil

Ale Esteves disse...

Que esse excelente blog siga em frente com ainda mais brindes e bons vinhos.
Bela escolha!
Abraço,

Ale Esteves
www.alessandraesteves.com

Vinho para Todos disse...

Alê,

agradeço pelos votos.

desejo igualmente muito sucesso a você e seus projetos.

abraço!

Anônimo disse...

Obrigado pelo agradecimento Gil. É a sua forma simples e ao mesmo tempo cativante e sem frescura de falar sobre vinhos que me faz passar sempre por aqui. Continue assim... Abraços, Ronan.

Le Vin au Blog disse...

Será que posso contar que fiquei emocionada? Sim, posso, pois nunca me senti tão acolhida e feliz por fazer parte de um grupo tão eclético, mas, paradoxalmente, tão homogêneo. Nem consigo imaginar nossa vida sem você, Érika, Alexandre, Vanessa, Cris, Val, Deco, Dani, Tati, Beto, Emerson... Muito obrigada, Gil, pela menção tão carinhosa. Parabéns pelo aniversário do blog. Que venham outros mil vinhos e a oportunidade de muitos brindes juntos. Beijos pra vocês, família do meu ❤️