08 novembro 2015

Espumante de três uvas tintas? Sim! E muito bom! Experimente o Luiz Argenta Brut Rosé


Contrariando meu compromisso com os confrades estou novamente em atraso com nossa gloriosa Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, que mantém-se viva desde fevereiro de 2007 graças a um espírito colaborativo de muitos blogueiros espalhados pelo país. 

Esse espumante deveria ter vindo para o blog no início de outubro, porque foi a indicação do mês para a CBE. Contrariando a regra geral dessa vez o tema foi uma escolha coletiva dos confrades em virtude com calor infernal que atingiu grande parte do Brasil nesses últimos tempos.

Minha escolha foi esse belo espumante rosé da Luiz Argenta, vinícola modelo sediada em Flores da Cunha (RS) e fundada em 2009. Possui atualmente 55 hectares de vinhedos próprios com rendimento baixo, cerca de 1 kg por planta, garantindo uma matéria prima de grande qualidade. Quem não conhece a vinícola vale incluí-la na agenda da próxima viagem à Serra Gaúcha, pois sua arquitetura é muito bonita, com vista privilegiada para parte dos vinhedos, varejo e visita às caves. 

Esse espumante tem uma particularidade interessante, pois é elaborado somente com uvas tintas. A primeira vez que experimentei, em 2010, as uvas eras as três mais importantes de Bordeaux: Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc e Merlot. 

Mas, dessa vez o corte é outro, provavelmente pensado para dar maior refrescância, especialmente porque agora 50% é de Pinot Noir, sendo a outra metade dividida entre Merlot e Shiraz. O método de elaboração é o Charmat, com a segunda fermentação ocorrendo em cubas de aço inox. 

Pertence à linha LA Jovem e leva o selo de Indicação de Procedência (IP) Altos Montes. Tem 12,5% de teor alcoólico.

Na taça a coloração lembra casca de cebola. Perlage fino e intenso, demonstrando grande qualidade. Foi servido um pouco mais quente do que deveria e os aromas iniciais eram frutados e lácteos. Quando mais frio apareceram notas florais, frutadas (morango e framboesas), com leve lembrança da fermentação. 

Em boca é muito cremoso (talvez sua melhor característica) e de boa acidez. Boa fruta se repete. Final de boa persistência, complexidade interessante, com notas da fermentação em boa harmonia com a fruta. 

Prazeroso, muito bem feito e gastronômico. Embora seja ótimo como aperitivo, tem estrutura para acompanhar uma infinidade de pratos, como os da culinária oriental (mesmo os mais condimentados), queijos, saladas e petiscos variados. 


Detalhes da compra:

O espumante é vendido na boutique virtual da vinícola por R$49, mas aqui em Uberlândia é possível comprá-lo na Wine Home por R$53, graças aos tributos das Minas Gerais.

* Esse é o 104º vinho que comento para a CBE, primeira e única confraria virtual do Brasil.

Saúde a todos!




Nenhum comentário: