27 dezembro 2015

Nossa indicação para suas festas, o alegre Cave de Amadeu Brut Rosé #CBE


O tema de fim de ano da nossa Confraria Brasileira de Enoblogs, como já vem se tornando tradição, é a indicação de um vinho para você abrir em suas festas, especialmente indicado não só pela sua qualidade, mas também por ter uma boa relação qualidade x preço. 

Pensando nesse tema procurei um espumante que pudesse também agradar ao paladar tanto de iniciantes quanto daqueles mais experientes, que tivesse um teor de açúcar que o deixasse amigável e festivo para o brinde do fim de ano, mas também conseguisse acompanhar as comidinhas das festividades. 

Minha primeira busca foi por um rosé, porque eles têm um charme especial. Então, encontrei esse que é elaborado pela Cave Geisse, o que já é indicativo de compra certa. Esse produtor elabora seus espumantes apenas pelo método tradicional (Champenoise) e está entre os mais prestigiados da América do Sul. 

A linha Cave de Amadeu tem dois espumantes, um brut elaborado com 80% Chardonnay e 20% Pinot Noir, com fermentação por 90 dias aproximadamente, e esse brut rosé, que leva apenas a variedade pinot noir, com igual tempo de fermentação na própria garrafa e amadurecimento nas caves da vinícola por 12 meses. 

Na taça tem uma elegante coloração salmão, com bom pérlage e boa formação de espuma. Aromas intensos, predominando frutos vermelhos, especialmente cereja e morango. Na boca é refrescante, com acidez marcante e presença de notas adocicadas. Espumante bem amigável em boca, com 10g de açúcar por litro. Agradará aos seus convidados que gostem mais dos espumantes Moscatel, por exemplo. 

Final longo, repetindo tudo. Um espumante com apenas 12% de álcool, jovem, alegre e festivo. Tem pouca interferência (ou nenhuma) das leveduras. Cairá bem para o brinde do fim de ano, para beber a noite toda e também para companhar pratos leves, petiscos, saladas etc. 

A você, leitor amigo desse blog, desejo um 2016 de muitas realizações. 

Saúde e paz!


Detalhes da compra:

Comprei esse espumante em Uberlândia por R$ 42, mas a vinícola o comercializa em sua loja virtual por R$ 45. Aproveite para experimentar, caso já não tenha feito, os espumantes de linhas superiores da Cave Geisse. Vale muito a pena. 

* Este é 109º vinho que comento para a Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, primeira e única do gênero em nosso país . 

Saúde a todos!



2 comentários:

Wellington santos soares disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Wellington santos soares disse...

Trabalho com buffet de crepes e vejo muito do meu cliente tomando esse vinho.