23 dezembro 2015

Para quem prefere a elegância: Fortant de France Reserve des Grands Monts Carignan 2012 #CBE


Meu amigo Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos, é um sujeito generoso. Certamente não guarda mágoas desse blogueiro atrasado, que deveria escrever sobre o vinho que ele escolheu como tema de nossa Confraria em julho. Sua escolha, como sempre saindo do trivial, foi: "um vinho francês que não seja nem Bordeaux e nem Borgonha".

O vinho que escolhi é de um produtor que já esteve por aqui com um ótimo Viognier (relembre), coincidentemente também degustado para nossa CBE.

A Fortant de France, foi fundada no início dos anos 1980 e elabora esse vinho com 100% Carignan, cultivadas no Languedoc, região que a vinícola divide em três terroir distintos: Litoral, Colinas e Grandes Montanhas (veja vídeo). 

Pelo nome desse vinho percebe-se que vem do terroir das Grandes Montanhas (Grands Monts), com passagem de 10 meses por barricas francesas, permanecendo em contato com as borras da fermentação (sur lie), gerando boa complexidade de aromas e sabores.

* Para saber um pouco mais sobre essa a uva Carignan sugiro um texto bem objetivo (clique aqui). 

Na taça tem coloração rubi. Bons aromas, frutos silvestres, morango, groselha, mas com destaque maior para especiarias secas, tomilho, orégano, feno. Em boca tem corpo médio, com frutado delicado, sem ser uma "bomba" como alguns Carignan que bebemos abaixo do Equador. Taninos macios e boa acidez. 

Final mediano repetindo todas as sensações anteriores, mas com uma pitada de notas terrosas. Boa complexidade. Perfil para amantes de vinhos mais elegantes. O álcool é de 13,5%, mas não incomoda em nenhum momento. Evoluiu depois de aberto.    

Acredito que esteja em um ótimo momento para consumo, já com 3 anos .A expectativa de guarda do importador, no entanto, é para 10 anos. Se tivesse outra garrafa não esperaria tanto!


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Wine e comprei a garrafa por R$83. 

* Esse é o 108º vinho que comento para a Confraria Brasileira de Enoblog - CBE, primeira e única confraria virtual do Brasil. 

Saúde a todos!






Nenhum comentário: