24 janeiro 2016

Para beber aos litros: Jara Verde DO Rueda Verdejo 2014


Uma das experiências mais gratificantes para mim nessa atividade de provar inúmeros vinhos no ano é ser surpreendido por aquele que foi aberto sem muitas expectativas. De repente na taça uma explosão de aromas ou um equilíbrio extraordinário, por exemplo, deixam a experiência muito interessante e isso não tem nenhuma relação com preço, país, uva... uma surpresa, afinal, pode vir de qualquer garrafa!

Foi o caso desse 100% Verdejo, elaborado na região espanhola de Rueda pela Bodegas Cerrosol, fundada em 1988, sem passagem por madeira, apenas por tanques de inox. Tem 12,5% de álcool e expectativa de guarda de três anos, segundo o importador. Leva a indicação Verde em seu rótulo, uma alusão ao frescor e jovialidade dos famosos vinhos portugueses. 

A região de Rueda é uma denominação reconhecida desde 1980, sendo a primeira D.O. da comunidade autônoma de Castilla y León, caracterizada por suas ótimas condições para elaboração de vinhos brancos, especialmente a partir da variedade autóctone, a Verdejo. Essa uva resulta vinhos muito aromáticos, untuosos e suaves. É abundante em Rueda (85%) e Valladolid (60%).

* Para saber mais sobre a região de Rueda, clique aqui

Na taça o vinho tem coloração amarelo claro, com reflexos esverdeados. Aromas bem intensos, florais especialmente e algo herbáceo. Na boca é bem refrescante, leve, de boa acidez, repetindo as sensações dos aromas. Untuoso, com pouca percepção do álcool. Final de boa persistência, com leve toque de ervas no palato. Muito equilibrado e delicado, dando vontade de não parar de beber.  

Sem dúvida é daqueles para se beber aos litros, como diz o título da postagem. Refrescante e leve, pode acompanhar muito bem petiscos, frutos do mar, saladas e comida oriental. Mas, será uma experiência interessante para quem busca delicadeza no vinho, porque não tendo passagem por madeira poderá ser muito leve para alguns. Não é excepcional, mas tem predicados bem interessantes.  


Detalhes da compra:

Recebi esse vinho de um clube da Wine, pagando R$50 pela garrafa. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: