17 janeiro 2016

Quer boas dicas para comprar Vinho Verde?

Foto: Campanha 2008 / Corpo Fresco / Espírito Jovem. Fonte: www.vinhoverde.com

Desde o dia 10 desse mês os integrantes da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE dedicaram espaço em seus blogs dando boas dicas de Vinhos Verdes, esse ícone de Portugal que vai muito bem no calor brasileiro. São vinhos refrescantes, leves, bem versáteis, que podem ser bebidos desde a descontração de um encontro entre amigos à beira da piscina até como acompanhamento de refeições à base de saladas e frutos do mar.   

Para aqueles que ainda estão iniciando no mundo dos vinhos é importante esclarecer que são chamados de "Vinhos Verdes" aqueles elaborados na região demarcada em 1908 (DOC) que se estende por todo o noroeste de Portugal, na zona conhecida como Entre-Douro-e-Minho. Só podem ser elaborados a partir das uvas nativas (autóctones) da região e podem ser brancos, rosés, tintos ou espumantes.

* Vale a pena visitar o site da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes para mais informações.


Veja a lista das boas compras indicadas pelos confrades da CBE:

- Calamares Vinho Verde (Vou de Vinho)


- Casal Mendes Vinho Verde (Vivendo Vinhos)

- Club des Sommeliers Vinho Verde 2014 (Vinhos de Minha Vida)

- Morgado da Vila Vinho Verde 2013 (Balaio do Victor)




O tema foi indicado pelo confrade Daniel Perches, do blog Vinhos de Corte, que escreveu um texto indicando não apenas uma, mas três boas opções desses vinhos disponíveis no mercado brasileiro (veja aqui). 

Saúde a todos!

Nenhum comentário: