14 janeiro 2016

Tradição e qualidade: Aurora Pequenas Partilhas Cabernet Franc 2013


Tenho muito respeito pela história da Vinícola Aurora, cooperativa fundada em 1931 e que reúne nesses 84 anos a essência do cooperativismo, da força de trabalho dos imigrantes italianos que chegaram ao sul do Brasil e, também, todas as dificuldades que os produtores enfrentam na elaboração de produtos de qualidade.

Sempre que converso com amigos que estão iniciando no mundo dos vinhos eles mencionam os vinhos da Aurora, porque sem dúvida é uma marca que faz parte do cotidiano da maioria dos consumidores brasileiros. E, nessas conversas, sempre perguntam sobre algum vinho da minha preferência. Sem querer interferir demais no gosto de cada um, menciono a linha Pequenas Partilhas como uma das boas compras em se tratando de vinhos da Aurora. 

Essa linha conta com tintos Carmenère, Malbec, Tannat e esse Cabernet Franc, que tem passagem de 6 meses por barricas de carvalho americano e francês. Tem 13% de álcool.

Na taça a cor é rubi. Aromas em boa intensidade, frutos vermelhos, especiarias (pimenta), leve lembrança amadeirada. Em boca tem corpo mediano, com taninos finos e ótima acidez. Harmônico, é muito amigável e fácil de agradar. Final de boa persistência, com a boca salivando e pedindo mais um gole.

Vinho que irá bem como aperitivo, mas pode acompanhar queijos maduros e massas com molhos que levem cogumelos. 


Detalhes da compra:

Comprei esse vinho em supermercado por $59, mas na loja virtual da Aurora é vendido por R$51 (veja aqui).

Saúde a todos!


Um comentário:

Anônimo disse...

Um dos melhores vinhos nacionais que conheço.