28 fevereiro 2016

Mais um vinho branco bem honesto: Fleur du Cap Chenin Blanc 2014


Costumo classificar alguns produtores como "compras seguras", daquelas que recorro sempre que estou em dúvida ou mesmo para experimentar algo novo dessas vinícolas honestas. É o caso da Fleur du Cap, sul-africana que já teve vários vinhos comentados aqui, com destaque especial para dois outros brancos com a Sauvignon Blanc e Chardonnay. 

Dessa vez a uva escolhida foi a Chenin Blanc, originária e importante uva do Vale do Loire (França), onde é utilizada para espumantes, vinhos secos e até de sobremesa, mas é a principal uva branca da África do Sul, onde também é chamada de Steen, tendo sido plantada pela primeira vez no país ainda na metade do século XVII.

Segundo o rótulo o vinho vem da região de Bergkelder, em Stellenbosch, distrito pertencente à enorme região Costeira de Western Cape (veja mapa). Em seu processo de fermentação passou por carvalho, com 25% do vinho amadurecendo posteriormente em barricas francesas. Tem 13% de álcool. 

Na taça a coloração é amarelo palha. Aromas muito francos, boa intensidade, frescos. Boa mescla entre frutos brancos (pera), notas cítricas discretas e boa mineralidade. Em boca é leve, maduro, mas de bom frescor. Acidez mediana. Citricidade bem presente, fazendo ótima companhia para a mineralidade intensa.

Final de boa persistência, com palato marcado pelo cítrico e pelo mineral. Compra interessante, para aqueles que preferem vinhos mais frescos e delicados, sem muita passagem por madeira. Para quem prefere os vinhos mais "gordos e potentes" talvez esse não seja o caso.


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Wine, que o vende em sua loja virtual por R$ 50. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: