10 fevereiro 2016

Por esse preço vale experimentar: Villacardèto Pinot Grigio Umbria IGP 2014


Vinhos com a Pinot Grigio fazem nossos olhos brilharem, porque são refrescantes, leves, gastronômicos e quando encontramos um exemplar, mesmo se não conhecemos o produtor (e o preço for agradável ao nosso bolso) não pensamos duas vezes em comprar.  

Esse é elaborado pela Cantina Cardèto, que nasce como uma cooperativa em 1949, na região de Orvieto (na Umbria), pertencente à região Central da Itália. No início, reuniram-se 13 produtores para a constituição da cooperativa. 

Esse vinho, no entanto, é rotulado genericamente, como Indicazione Geografica Protetta - IGP, sem que isso diminua a qualidade do vinho, apenas não se enquadra nas condições para ser um Umbria DOCG ou Orvieto DOC. 

O vinho é um 100% Pinot Grigio, sem passagem por madeira, apenas um amadurecimento de 4 meses em cubas de inox. Tem 12,5% de álcool.  

Na taça tem coloração amarelo palha. Aromas um tanto discretos, com presença madura, destaque para frutos tropicais, como melão e pera. Na boca é untuoso, de boa acidez, com boa complexidade mesmo sem madeira, maduro, bem tropical, nuances minerais, uma pontinha de álcool, mas sem atrapalhar o conjunto. Final persistente!

Imaginei as harmonizações possíveis com esse vinho tão versátil: saladas, peixes fritos ou assados, massas ao alho e óleo ou uma bela tábua de queijos brancos e salamaria. 


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Decanter, que vende o vinho em sua loja virtual por R$ 56. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: