20 março 2016

Branco sem madeira, mas com personalidade: Neethlingshof Unwooded Chardonnay 2015

Foto: Instagram (@vinhoparatodos)

Um Chardonnay sem passagem por madeira tem seus encantos, especialmente se mantém as boas características da variedade e tem personalidade, presença, como esse sul-africano que recebi há alguns dias. 

O produtor é a Neethlingshof Estate, cuja história remonta a 1788 quando Charles Marais e sua esposa adquiriram a fazenda, então denominada The Dance os Wolves. A partir de 1828 adquiriu o atual nome quando sua filha se casou com Johannes Henoch Neethling, conhecido por sua elegância na região de Stellenbosch, sendo chamado de "Lord Neethling". 

A vinícola elabora basicamente duas linhas de vinhos e esse pertence à linha Premium, que conta com os tintos Merlot, Shiraz, Pinotage, Cabernet Sauvignon, Malbec e um corte de Cabernet Sauvignon com Merlot; os brancos Sauvignon Blanc, sendo um deles Single Vineyard, Chardonnay, Gewürztraminer e Chenin Blanc; um colheita tardia em homenagem à esposa do fundador da vinícola, Maria. 

Mas, vamos ao vinho de hoje. 

Na taça tem coloração amarelo palha, com reflexos levemente dourados. Intenso em aromas, aparentou ser mais maduro que o esperado para um vinho sem madeira. Notas de frutos brancos como pera e abacaxi em calda bem evidentes. Em boca tem personalidade, é untuoso e maduro. Fruta em abundância se repetindo, com acidez mediana, mas boa refrescância. Final de boa persistência, repetindo toda a fruta tropical.     

Não é um vinho de grandes complexidades, mas demonstra todas as características de um Chardonnay bem franco, honesto, bem feito. Por ser bem maduro e não ter passagem por madeira, acredito que foi elaborado com uvas de excelente maturação, pois algumas notas adocicadas apareceram. Tem 14% de álcool.  

Será um bom par para queijos de massa mole, como brie e camembert, bem como pratos à base de aves (como frango ao molho), risotos e massas com molhos brancos.  


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Wine, que o vende a um preço "cheio" por R$ 62, mas há descontos para os associados a seus clubes. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: