17 abril 2016

É sempre bom reencontrar a elegância dos brancos franceses: Clos Bellane Côtes-du-Rhône Villages Valreás Blanc 2011

Foto: Instagram do @vinhoparatodos

O amigo Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos, e sua esposa Valdirene são anfitriões fantásticos, sempre recebendo os amigos com muito carinho, boas risadas, boa comida e sempre alguns vinhos secretos brotam daquela adega. Dizem por aí que são mais de 400 vinhos escondidos, esperando boas companhias para desarrolhá-los. 

Esse o Cristiano abriu no fim de fevereiro quando estive em Jundiaí para uma rápida visita. É elaborado no Rhône pela Clos Bellane, vinícola fundada em 1999 com 44 hectares de vinhedos onde são cultivadas principalmente as tintas Grenache e Syrah e as brancas utilizadas nesse vinho,  um corte de Roussanne (65%), Marsanne (30%) e Viognier (5%).

Esse é um vinho considerado orgânico para a legislação francesa e não tem passagem por madeira.

É daqueles vinhos franceses de bom corpo e elegantes. De coloração amarelo palha, já com 5 anos de idade, tem aromas em boa intensidade, destaque para frutos brancos maduros, frutos tropicais e uma nota de evolução lembrando mel. Em boca tem boa estrutura, é untuoso, tem boa acidez, bem refrescante, com muita fruta branca se repetindo. Final de boa persistência, repetindo no palato o frutado e as notas de mel. 

Elegante! E considero que os 750 ml de uma só garrafa foram pouco para a nossa "sede".     


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Premium Wines, de Belo Horizonte, e pode ser encontrado no mercado na faixa dos R$ 110-120,00.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: