10 abril 2016

Se acha que os malbec são todos iguais, precisa provar esse! Mar Malbec 2011


Há alguns anos a frase "malbec é tudo igual" parece ter incomodado muito os produtores argentinos, tanto que começaram a explorar outras uvas de forma mais intensa, como a cabernet franc e a petit verdot. Mas, o principal efeito dessa frase é o número cada vez maior de vinhos com a mesma uva, às vezes cultivadas em regiões muito próximas, que apresentam na taça um resultado bem distinto. 

Já tive oportunidade de falar sobre isso aqui em abril de 2013 quando a Wines of Argentina realizou ações junto aos blogues por ocasião do Dia Mundial do Malbec. Foi uma grande experiência. 

O vinho de hoje está aqui justamente por isso, por ser diferente (e muito) da maioria dos malbec que encontramos no mercado. 

É elaborado pela Bodega Océano, localizada no Vale de Viedma, na província de Rio Negro, na região da Patagônia argentina. Foi fundada em 1998 por dois irmãos com o objetivo de elaborar vinhos com a cara da região, que sofre muita influência do Oceano Atlântico. Seus produtos são considerados os “primeiros vinhos marítimos da Argentina. Foi eleita em 2013 como a vinícola revelação da Argentina pelo famoso Guia Descorchados e elabora apenas 30.000 garrafas por ano.

Esse é um malbec que não passa por madeira e tem 14% de álcool. Está com 5 anos de idade e apresenta uma excelente evolução, porque já está "domado" pelo tempo, ganhou complexidade e mantém boa estrutura. 

Na taça tem cor rubi, lacrimoso. Aromas remetendo a frutos negros e muita azeitona preta. Vinho de bom corpo, "gordo". Taninos dóceis e acidez mediana. Boa complexidade nos aromas e em boca. Final longo, com uma pontinha de álcool indicando ser melhor servi-lo a uma temperatura mais baixa. 

Vinho muito interessante, sem madeira. Como dito acima, um malbec diferente da grande maioria dos que experimentamos no cotidiano. Ótima experiência!


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela La Charbonnade, de Canela (RS). Em outros estados que não são atingidos por uma das cargas tributárias mais altas do universo conhecido, o preço é melhor. Mas, aqui em Minas Gerais está na faixa dos R$80. 

Saúde a todos! 



Nenhum comentário: