29 maio 2016

Outro interessante branco espanhol: Protos Verdejo Rueda D.O. 2014


Aqui em casa os vinhos brancos têm predominado nos últimos tempos, para alegria da minha esposa. Não há um motivo específico, nem mesmo o calor... acho apenas que é uma fase em que a leveza desses vinhos e a busca por boas compras têm nos feito deixar os vinhos um pouco de lado. 

Depois de experimentar um ótimo moscatel de Jumilla (relembre) a próxima boa experiência foi com esse espanhol elaborado na região de Rueda com a uva verdejo, pela famosa Bodegas Protos, casa fundada em 1927. Confesso que tinha bastante curiosidade em relação aos vinhos dessa vinícola e o resultado foi muito bom.

A Denominación de Origen Rueda foi reconhecida em janeiro de 1980 pelo Ministério da Agricultura da Espanha, sendo a primeira D.O. da comunidade autônoma de Castilla y León e sua principal variedade cultivada é justamente a branca verdejo.   

Na taça tem coloração amarelo palha. Aromas em boa intensidade, frutos brancos maduros, maçã verde, abacaxi em calda, notas florais e lembrança da fermentação. Na boca tem boa acidez e repetição das sensações sentidas no olfato. Apesar de refrescante tem bom corpo e notas maduras. Boa complexidade se repetindo, principalmente em razão dos três meses que o vinho passou em contato com as borras da fermentação (sur lie, para os franceses; sobre lías, para os espanhóis). 

Final persistente, repetindo tudo e aparecendo um levíssimo amargor, mas essa é uma característica da verdejo, não um defeito. Tem 13% de álcool e bom equilíbrio.

Ideal para harmonizar com pratos à base de carnes brancas, bacalhau e queijos brancos de massa mole (brie e camembert).   


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Wine. Comprei uma garrafa (infelizmente só uma) pagando R$69. 

Saúde a todos!



Um comentário:

Paulo Sales disse...

Quando puder, experimente o Protos Gran Reserva. Um dos melhores vinhos que bebi na vida.
abs