12 junho 2016

Boa experiência: o estruturado e ainda jovem Lauca Reserva Cabernet Sauvignon 2012


Abrimos esse vinho em um dia de temperatura mais amena aqui no Triângulo Mineiro e gostamos bastante do resultado, especialmente porque ainda pode ser guardado por um tempo, além de não ser um vinho com aquelas notas exageradas lembrando pimentão e eucalipto que muitos Cabernet Sauvignon chilenos possuem. 

É elaborado pela Chilean Wines Company, que possui dez marcas distintas, sendo os vinhos Lauca elaborados com uvas do Vale do Maule, situado ao sul da capital Santiago e possui a maior extensão de vinhedos chilenos (28.500 hectares). Grande parte desses vinhedos (quase 1/3) são ocupados pela uva País, levada pelos espanhóis no século XVI. Outra variedade que tem feito sucesso é a Carignan, embora ocupe apenas 800 hectares. 

Vamos ao vinho. 

Na taça tem coloração púrpura. No nariz os aromas vêm em boa intensidade lembrando frutos vermelhos bem maduros, frutos negros, notas de especiarias (pimenta) e um tostado elegante proveniente da madeira. O vinho passou 8 meses por barricas de carvalho francês. 

Na boca é encorpado, seco, com fruta intensa em grande harmonia com as notas amadeiradas (tostado e baunilha). Os taninos ainda vão amadurecer com mais tempo em garrafa, estão ainda rascantes e formam um conjunto estruturado com a acidez mediana e os 14% de álcool. 

A fruta escura e o tostado da madeira deixam o vinho com um perfil mais sério, pedindo acompanhamento de comidas mais estruturadas também. Final de ótima persistência, repetindo todas as sensações do nariz e da boca. 

Sua estrutura permite uma guarda, sem riscos, por mais 2-3 anos. Se você gosta de decantar os vinhos esse aqui pode "abrir" seus aromas se deixado aerando por 20 minutinhos.  


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Mercovino e vendido aqui em Uberlândia (MG) por R$75.

Saúde a todos!




Um comentário:

Rodrigo Rosa disse...

Olá!!!
Os vinhos da Lauca parecem ser bem equilibrados e bons. Já tive a oportunidade de provar a linha anterior a este provado por vocês e é muito agradável.

Abraços