26 junho 2016

Vale a pena experimentar: Tierras Guindas Tempranillo Ribera del Duero DO 2012


Há alguns meses precisei comprar vinhos com a uva Tempranillo, porque iria escrever para nossa Confraria Brasileira de Enoblogs. Comprei várias garrafas, portanto.  

Embora não tenha trazido esses vinhos aqui para o blog, quero dizer que comprei muita coisa ruim, muitos vinhos insignificantes, daqueles que mesmo pagando pouco o arrependimento é grande. Então, confesso que adquiri certa resistência para comprar espanhóis com essa uva. 

Mas, abrimos há alguns dias esse vinho da Bodega Nexus, elaborado na famosa região de Ribera del Duero, com passagem de 4 meses por barricas de carvalho francês e 13,5% de álcool. 

Na taça tem coloração rubi, com reflexos violáceos, denotando jovialidade. Nos aromas muita intensidade, lembrança de frutos vermelhos frescos, como framboesa e cereja, discreta lembrança da passagem por madeira, com toques abaunilhados, além de especiarias. 

Na boca tem muita personalidade, médio corpo, taninos redondos, acidez mediana e ótimo equilíbrio. Fruta e madeira formam um conjunto harmonioso, de muita personalidade. Final persistente, repetindo a boa fruta, dando vontade de mais uma taça. 

Um Tempranillo de muita personalidade e que conseguiu apagar as experiências ruins que tive recentemente. Tem todas as características dessa uva e representa bem o estilo da região, sem exceder na madeira.  


Detalhes da compra

O vinho é importado pela Domno e vendido aqui em Uberlândia (MG) por R$ 72. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: