17 julho 2016

Excelente compra e ótima surpresa: Ferreri Sette Vigne Nero D'Avola 2014


Esse é um vinho daqueles que gosto de servir aos amigos que preferem os vinho bem potentes. É dos vinhos que surpreendem, porque a cor tênue (resultado de pouca extração) e o baixo teor alcoólico declarado (12,5%) tendem a deixar o consumidor imaginando um vinho leve, sem muita personalidade. Ledo engano!!!!

É elaborado na Sicília, região italiana de ótimas surpresas, pela Ferreri & Bianco, especializada em duas uvas autóctones (nativas) da região: a branca Catarratto e a tinta Nero D'Avola, cultivadas em seus 50 hectares de vinhedos próprios, plantados em altitudes variando entre 250 e 500 metros.  

Na taça a coloração é rubi, com muita transparência. Aromas frutados, lembrando frutos mais delicados. Mas, em boca é muito intenso, corpo mediano, muita fruta madura, taninos doces e macios, acidez lá em cima. Frutado silvestre forma um conjunto muito interessante com o adocicado da boa fruta madura. A passagem brevíssima por carvalho não interfere de maneira importante no conjunto. 

O vinho mais maduro jamais fica enjoativo se tiver uma grande acidez. É o caso. Final longo, marcado pela fruta e por uma mineralidade que não aparecia antes. Boca seca, salivando pela acidez e com alguma lembrança dos taninos. Apesar do pouco teor alcoólico é um vinho potente, um grande companheiro para bons pratos italianos. Uma surpresa!


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Mercovino e vendido aqui em Uberlândia por R$ 76. Excelente compra! 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: