28 julho 2016

Experimente e seja feliz: Arunte Salento Negroamaro IGT 2014


A região italiana da Puglia é famosa por duas uvas tintas que os brasileiros gostam bastante: Primitivo e Negroamaro, porque tem lá no fundo um adocicado que nosso paladar aprecia, tem boa capacidade gastronômica e são muito fáceis de beber, sem excessos de taninos, vinhos macios, enfim. 

Esse 100% Negroamaro é elaborado pela Catolio, cantina cujas atividades tiveram início nos anos 1960 pelas mãos de um pequeno grupo de viticultores e hoje são mais de 700 associados, que destinam seus esforços para elaborarem principalmente o Primitivo di Manduria. A vinícola desde 2008 utiliza energia elétrica de fontes renováveis (células fotovoltaicas).  

Esse vinho não tem passagem por madeira, ficando apenas um período em tanques de inox para afinamento. Tem 13,5% de álcool e ainda pode suportar mais 1-2 anos em garrafa sem perda de suas principais características.

Na taça tem coloração rubi. Aromas lembrando frutos negros e chocolate amargo. Corpo mediano, taninos finos, frutado marcante, álcool sem incomodar e acidez muito presente. Típico Negroamaro, gastronômico, sempre pedindo mais uma taça.

Vinho macio e equilibrado, foi o escolhido para acompanhar as redondas no "dia da pizza" (10/7).


Detalhes da compra:

O vinho pode ser encontrado aqui em Uberlândia por R$76. É importado pela Mercovino.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: