14 agosto 2016

No estilo típico da Malbec argentina: Clos de Chacras "Cavas de Crianza" Malbec 2014


Esse vinho é elaborado pela Clos de Chacras, vinícola de Mendoza que teve sua primeira safra em 2004, embora o prédio em que está instalada tenha sido construído em 1921 e pertencido a um complexo chamado Bodegas y Viñedos Garantini, nome de uma família suíça que chegou à região no fim do século XIX.

A bodega foi uma das maiores empresas vinícolas de sua época, mas o prédio ficou abandonada até 1987 quando os descendentes do pioneiro Bautista Gargantini recuperaram o patrimônio. Com a reforma e acréscimo de moderna tecnologia o lugar ficou pronto para elaboração de vinhos finos. 

Esse vinho pertence à linha "Cavas de Crianza" e passa 6 meses por barricas de carvalho francês de terceiro uso. 

Na taça tem coloração púrpura, demonstrando juventude. Lágrimas grossas se formam na parede da taça. Nos aromas é um Malbec típico com sua fruta abundante, principalmente ameixa e cereja, leve floral, além das notas amadeiradas, baunilha e chocolate. Em boca tem boa estrutura, com muita fruta madura bem integrada à madeira, sem que essa seja mais importante no conjunto. Vinho macio, com taninos redondos e média acidez. Potência dada pelo álcool (14% de teor). 

Final de boa persistência, com destaque para a fruta madura, chocolate, um dedinho de álcool aparecendo para dar "calor" e uma mineralidade discreta no palato. 

Vinho de perfil mais adocicado, já no aroma e repetindo esse perfil em boca. Madeira presente e álcool dando potência, um conjunto ideal para quem gosta do estilo. Para os paladares iniciantes, que estão migrando para os vinhos finos, tem uma intensidade que certamente agradará. 

Opinião pessoal: o vinho me parece potente para servir apenas como aperitivo, indicando que ficará melhor acompanhando um churrasco ou queijos maduros, ou seja, pratos mais potentes. Embora não seja meu estilo preferido de vinhos, tenho que reconhecer seus predicados. 


Detalhes da compra

O vinho é importado pela Mercovino e a garrafa custa na faixa dos R$ 92-97. 

Saúde a todos! 


Nenhum comentário: