07 agosto 2016

Um tinto brasileiro de respeito: Casa Valduga Raízes Gran Corte 2010


A primeira vez que provei esse vinho da Casa Valduga foi às cegas, na condição de jurado de uma edição do Encontro de Vinhos, em Campinas. Na ocasião faturou o primeiro lugar entre os tintos e causou grande surpresa, especialmente entre aqueles que ainda torcem o nariz para o produto nacional.

Essa é uma linha top da vinícola, muito bem feita, que recebe cuidados especiais na seleção das uvas, barricas de carvalho, garrafa, rótulo etc.

Esse é da safra 2010, que não foi das melhores no Vale dos Vinhedos, mas as uvas para essa linha vem de outras regiões: para esse Gran Raízes o terroir é da Campanha Gaúcha e para o Gran Identidade é a Serra do Sudeste. Sem dúvida uma estratégia para fugir das surpresas que o clima da Serra pregam todos os anos. Dos tintos ícones da vinícola apenas o Storia Merlot ficou no Vale dos Vinhedos.  

O corte é de cabernet sauvignon, cabernet franc e tannat, sem que sejam revelados os percentuais, o que não faz diferença nenhuma se o resultado for bom. Passa 12 meses por barricas de carvalho francês e 18 meses em cave para afinamento. Foram elaboradas 12.000 garrafas desse vinho e abrimos a de número 3.400.

Na taça a coloração é rubi, límpido e brilhante. Os aromas vem em boa intensidade, fruta madura (ameixa e amora) envolvida pelas notas de café, chocolate e especiarias. Complexo e elegante. Harmônico, sem que alguma característica se sobressaia sobre as demais.

Na boca tem corpo médio, taninos maduros e macios, boa acidez. Álcool equilibrado. Vinho aveludado, macio, fácil de beber, com elegância dos grandes vinhos tintos, sem excessos. Final bastante persistente, com frutado maduro e sensações da madeira em grande equilíbrio.

É um ótimo exemplar de vinho brasileiro, daqueles que podem ser guardados. Esse aqui está em ótimo momento para consumo, mas parece que ainda pode ser guardado por mais 2 anos sem risco de perder suas principais características.

Atenção: não abra esse vinho apenas como aperitivo. Prepare uma bela refeição porque merece!


Detalhes da compra:

O vinho pode ser encontrado com preços variando a partir dos R$130, uma faixa de preços que não é para o vinho cotidiano (para a imensa maioria dos brasileiros). Mas, é um ótimo produto para presentear, para guardar em sua adega ou abrir em momentos especiais. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: