11 setembro 2016

Elegante e equilibrado :: Quinta do Boição Arinto Reserva Bucelas DOC 2014


Aprendi com minha esposa a beber mais vinhos brancos e fazemos isso com muita frequência. Claro, em razão da oferta, os Chardonnay e os Sauvignon Blanc acabam dominando, mas não abrimos mão de novas experiências, como essa em um domingo de agosto. Encontramos nessa garrafa um vinho que prima pela elegância e pelo equilíbrio, sem deixar de ser vivo e refrescante. 

Esse vinho é produzido pela Enoport que tem várias marcas em Portugal e a Quinta do Boição é uma delas, de onde são originados seis vinhos, dois tintos, dois brancos e dois espumantes. A propriedade tem 45 hectares, dos quais 37 são plantados, sendo 4 com vinhas velhas (mais de 50 anos), 10 com uvas tintas e o restante com variedades brancas. 

Na quinta, adquirida pelo grupo em 1983, o destaque entre as uvas brancas é para a Arinto, variedade importante na região de Bucelas, demarcada em 1911. É uma sub-região de Lisboa, que tem outras oito denominações de origem. 

Esse vinho é um 100% Arinto e tem uma brevíssima passagem por barricas de carvalho, apenas 30 dias. 

Na taça a coloração é amarelo palha, com reflexos esverdeados. No nariz os aromas aparecem em boa intensidade, com destaque para frutos brancos maduros, além de uma elegante lembrança da passagem por madeira, castanhas e levíssimo tostado. 

Na boca é intenso, com acidez refrescante e muita fruta. Aparece um cítrico que nos aromas não aparecia tão claro, mesclado com a fruta branca madura. Muito equilibrado e de boa complexidade. Final de boa persistência, repetindo tudo. 

Fácil de beber, sem desequilíbrios, mesmo com álcool a 13,5% de teor. Ideal para uma infinidade de harmonizações, como frutos do mar, comida oriental, massas com molhos brancos, aves e risotos. 


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Domno do Brasil e pode ser encontrado em sua loja virtual por R$ 104.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: