01 setembro 2016

Mais um belo vinho desse produtor chileno :: Maycas del Limari Sumaq Reserva Syrah 2012 #CBE


O tema desse mês para nossa Confraria Brasileira de Enoblogs foi escolhido pelo confrade Evandro Vanti, do blog Vinhos que Provo. Ele escolheu "um Syrah / Shiraz do novo mundo, sem limite de preço. Vale um 100% ou um corte, desde que a maior parcela seja dessa uva".

Um bom tema, sem nenhuma dúvida. Mas, como deixei para a última hora acabei não encontrando muitas opções interessantes aqui em Uberlândia. Então, apostei em um vinho da Maycas de Limari, um produtor consistente do Vale que recebe o mesmo nome, situado a 400 km ao norte da capital Santiago.

Esse vinho tem 13,5% de álcool e uma passagem de 8 meses por barricas de carvalho francês. Um vinho que mescla a boa presença da madeira, a fruta e uma certa potência conferida pelo álcool, mas em bom equilíbrio, sem esconder as características da Syrah, principalmente nos aromas. 

Um vinho que parece ter uma boa evolução, mas ainda sem notas terciárias. Aromas característicos da variedade, com bastante especiarias e notas de chocolate. Na boca tem taninos com uma pontinha de adstringência ainda e boa acidez. Aliás, a acidez me surpreendeu, porque normalmente não a encontro na maioria dos vinhos tintos chilenos.

Final de boa persistência. Já com quatro anos de idade me parece em ótima forma e em momento ideal para consumo, mas se for guardar não deverá ultrapassar 2017, porque a partir daí as características de fruta, taninos e acidez começarão a decair.


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Wine, que o vendia em seu site na faixa dos R$60.

* Esse é o 120º vinho que comento para nossa CBE, primeira e única confraria virtual do Brasil, desde fevereiro de 2007. 

Saúde a todos!





Nenhum comentário: