12 outubro 2016

Refresque seu dia e seja feliz: Vincada Rosé Vinho Verde DOC #CBE


Com certo atraso e aproveitando o feriado, publico hoje o vinho do mês para nossa Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE), cujo tema foi escolhido pelo confrade Alexandre Takei, do blog Notas Etílicas, que indicou para degustação um "vinho rosé do Velho Mundo, sem limite de preço", 

O meu atraso é justificado pela correria, mas também por não ter encontrado um rosé que me deixasse com vontade de comprar aqui em Uberlândia, muitos deles já provados anteriormente e outros muito caros para arriscar. Mas, ao encontrar esse vinho além de cumprir com o combinado para a CBE escrevi sobre um Vinho Verde Rosé!

É elaborado pela Enoport na demarcada região dos Vinhos Verdes, no norte de Portugal, utilizando as uvas Espadeiro, Borraçal e Padeiro, variedades nativas incomuns para os brasileiros. Tem apenas 10,5% de álcool, indicando ser um vinho para servir como aperitivo ou acompanhar pratos leves. Não é safrado! 

Na taça apresenta coloração rosada, límpida e brilhante, com formação de leve efervescência, que é bem comum em muitos Vinhos Verdes e que os portugueses chamam de "agulhas", porque causam essa sensação na língua. 

Os aromas são intensos e muito agradáveis, lembrando frutas vermelhas como morangos e delicado floral. Na boca é leve e muito refrescante. Agradável acidez e muita fruta presente. Apesar de ser considerado meio-seco pela lei brasileira, não é nem um pouco enjoativo. Longe disso, eu beberia uma garrafa dessas sozinho, sem qualquer dificuldade. 

O vinho é ideal para servir de aperitivo em um dia de calor, mas poderá acompanhar com sucesso alguns pratos como salada de folhas, camarões, peixes assados ou fritos. 


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Domno do Brasil e vendido aqui em Uberlândia na faixa entre R$51-55. 

* Esse é o 121º vinho que comento para nossa CBE, primeira e única confraria virtual do Brasil, no ar desde fevereiro de 2007. 

Saúde a todos!



3 comentários:

Paulo Sales disse...

Olá,
Gosto muito de um rosé português vendido pela Wine, o JP Azeitão Rosé. Tem um ótimo preço e lembra, guardadas as proporções, os rosés da Provence. Bem gostoso e refrescante.
Vou procurar esse que você indicou.
Abs

A vida secreta dos vinhos disse...

Um rosé com uma cor muito interessante! Fiquei curiosa.

A vida secreta dos vinhos disse...

Um rosé com uma cor muito interessante!