02 dezembro 2016

Para o bacalhau das festas :: Prova Régia Reserva Bucelas DOC 2014 #CBE


A Confraria Brasileira de Enoblogs completará 10 anos em fevereiro e está a todo vapor e o tema desse mês foi muito bem escolhido pelo confrade Felipe Silva, do blog BebadoVinho, que pensou nas festas de fim de ano para escolher o vinho do mês: 

"Como no fim do ano o pessoal gosta de saborear um bacalhau (eu me incluo), e como geralmente a noite de natal é uma noite quente, que tal um vinho branco português para acompanhar? De preferência feito com a uva Arinto (varietal ou com ela na composição). Mas caso não encontre, qualquer branco português está valendo".

Pois bem!

Quando penso em bacalhau penso em vinhos brancos mais maduros e estruturados, como os Viognier e os Verdejo espanhóis. Mas, como nosso confrade indicou necessariamente um português e com a uva Arinto, decidi por esse 100% elaborado com essa variedade e dentro de uma faixa de preços interessante.   

O produtor é bem seguro, a Quinta da Romeira, propriedade que existe desde 1703. Tem área total de 130 hectares, sendo que desse total há vinhedos em 75 deles, dedicados especialmente à variedade Arinto, ícone dos vinhos brancos nessa área de Portugal.

Na taça a coloração é de um dourado intenso. Na taça os aromas são bem maduros, frutos tropicais , frutos brancos e notas amendoadas. Como teve breve passagem por madeira e também 1 mês de contato com as borras da fermentação, adquiriu uma boa complexidade no nariz que se refletiu em boca.

No primeiro gole confirmou sua intensidade e caráter maduro. Boa acidez. Final um tanto ligeiro, mas muito agradável. Palato com notas minerais em destaque. Boa capacidade gastronômica. Pode acompanhar pratos mais robustos à base de bacalhau!

O álcool a 13,5% deu potência, mas sem qualquer desequilíbrio. Um vinho maduro, de boa complexidade e acidez marcantes. São fortes atributos que fazem desse vinho uma ótima compra pelo preço encontrado.


Detalhes da compra

O vinho é importado pela Wine, que o vende em seu site por R$ 57,80,  mas para os associados de seu clube sai mais barato.

* Esse é o 123º vinho que comento para a Confraria Brasileira de Enoblogs. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: