29 janeiro 2017

Interessante branco da Sicília :: Ferreri Sette Vigne Inzolia IGP 2015


Ultimamente em casa os brancos andam dominando. Não somente em razão do calor, mas porque estamos em uma fase em que os tintos não estão caindo bem, parecem pesados... fases da vida!

Esse é um italiano elaborado na região da Sicília, cujo produtor já esteve aqui antes com um surpreendente Nero D'Avola (relembre). A Ferreri & Bianco, especializada em duas uvas autóctones (nativas) da região: a branca Catarratto e a tinta Nero D'Avola, cultivadas em seus 50 hectares de vinhedos próprios, plantados em altitudes variando entre 250 e 500 metros.    

O vinho de hoje é elaborado com a Inzolia, variedade nativa da Sicília, sendo utilizada no vinho fortificado Marsala e nos vinhos brancos secos é par perfeito para outras uvas nativas da região, como a Catarratto e a Grillo. Na Toscana é chamada de Ansonica e faz par com a Vermentino. 

Na taça tem coloração dourado claro. Aromas cítricos e florais em destaque. Ervas aromáticas em segundo plano. Em boca é leve, refrescante, aparecendo notas tropicais, grande acidez e final mediano. Palato frutado e mineral. 

Embora seja um vinho leve, tem personalidade e complexidade. Gastronômico, para os pratos a base de frutos do mar, saladas e comida oriental condimentada. Não tem passagem por barricas de carvalho, apenas um afinamento em tanques de inox. Tem 12% de álcool.


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Mercovino e vendido aqui em Uberlândia por R$ 79.

Saúde a todos!






Nenhum comentário: