22 janeiro 2017

Cerveja do mês :: Goose Island Honkers Ale


- Família: Ale

- Estilo: Special Bitter

- Cervejaria: Goose Island Beer Company - Chicago/Illinois - EUA

- Teor alcoólico: 4,3%

- Preço: R$ 19,00.

Sempre compro a IPA dessa cervejaria, facilmente encontrada em algumas redes de supermercados, mas ainda não conhecia essa Ale, que estava em uma promoção. Normalmente o preço aqui em Uberlândia é um pouco mais alto, na casa dos R$ 22.

A Goose Island Beer Company iniciou suas atividades em 1987 como um bar-cervejaria, administrado por John Hall, que era então um executivo da indústria de embalagens. Essa iniciativa surgiu após uma viagem do fundador à Europa, quando experimentou vários estilos de cervejas em muitas regiões produtoras, concluindo que "a América merece cervejas tão boas quanto essas".

Essa cerveja é uma Ale (de alta fermentação) e pertence ao estilo Special Bitter, que reúne cervejas sem grandes complexidades e com teor alcoólico mais baixo, e amargor moderado na faixa de 25-40 IBU, mas menos amarga que uma India Pale Ale. Suas características principais privilegiam o malte. Essa tem 30 IBU.

A coloração é âmbar. Os aromas reúnem características dos maltes, como caramelo, bala toffe, um leve tostado e notas frutadas. Na boca tem ótimo equilíbrio entre as notas maltadas e o amargor não muito proeminente dos lúpulos utilizados (Golding Celeia, Pilgrim e Styrian). Final com destaque no palato para um tostado bem presente e o amargor dos lúpulos.  

É refrescante, sem se tornar cansativa, doce ou amarga em demasia. Tem leveza para servir apenas como aperitivo, mas acompanhará uma infinidade de pratos, especialmente as carnes vermelhas (com molho barbecue ou bacon), salsichas assadas etc.    

Não é uma cerveja espetacular, mas é daquelas que podem servir de "porta de entrada" para os que ainda não se acostumaram com a presença amarga do lúpulo, algo muito comum no mundo das cervejas especiais.

O teor alcoólico de 4,3% a deixa bem amigável, fácil de beber.



Saúde a todos!

Nenhum comentário: