15 janeiro 2017

Boa experiência :: Quinta da Romeira Espumante Bruto DOC 2012


No fim de 2016 fiz algumas compras de espumantes diferentes para provarmos aqui em casa, porque na faixa de preços que costumamos comprar os produtos brasileiros são muito competitivos, então resolvemos variar um pouco apostando em outros países.

O primeiro que provamos foi esse da Quinta da Romeira, propriedade que existe desde 1703. Tem área total de 130 hectares, sendo que desse total há vinhedos em 75 deles, dedicados especialmente à variedade Arinto, ícone dos vinhos brancos nessa área de Portugal. 

O espumante vem de uma DOC chamada Bucelas, uma sub-região de Lisboa (leia mais). Nela a vinícola tem 50 hectares da uva Arinto, considerada a mais extensa área de vinha contínua dessa importante variedade.

Esse espumante é elaborado com 100% Arinto e passa 18 meses em contato com as leveduras para ganhar complexidade. Tem 12,5% de álcool e o método de elaboração é o tradicional (champenoise). 

Na taça a cor é amarela, com reflexos dourados. No aromas revelou-se um espumante maduro, com muita fruta madura e um tostado indicando que o vinho base tenha uma pequena passagem por barricas de carvalho ou o licor de expedição adicionado pelo enólogo após o dégorgement tenha algum destilado. Enfim, um espumante de boa complexidade nos aromas. 

Na boca é seco, continuou se mostrando maduro, complexo e muito agradável. As notas da fermentação estão bem presentes e novamente apareceu o elegante tostado. A acidez é mediana, o que deixou o vinho menos refrescante do que poderia ser. Final de boa persistência, revelando elegância e complexidade. 

Produto que eu certamente provaria de novo, mas que não aconselho para os paladares menos acostumados a espumantes de maior complexidade, porque se mostrou mais potente que a maioria dos brut brasileiros na mesma faixa de preços.


Detalhes da compra:

O espumante é importado pela Wine e paguei R$ 64 pela garrafa.

Saúde a todos!






Um comentário:

Anônimo disse...

Com todo respeito ao produtor desse espumante não dá para comparar com os produtos brasileiros nessa mesma faixa de preços. Pode até ser interessante provar mas não dá para comparar.