08 janeiro 2017

Compra muito segura :: Susana Balbo Tradición Red Blend 2012


Bebemos esse vinho em casa em dezembro do ano passado. Um tinto argentino robusto, no estilo que consagrou os vinhos argentinos pelo mundo: madeira, álcool e muita fruta. Mas, no caso desse aqui esses ingredientes estavam em harmonia e o vinho não ficou tão pancadão. 

A produtora é a conhecidíssima enóloga Susana Balbo, que em 1981 tornou-se a primeira enóloga da Argentina e desde então foi consultora em importantes vinícolas pelo mundo, foi presidente da Wines of Argentina por três vezes, sendo considerada um ícone da indústria vitivinícola não somente na Argentina como em todo o mundo do vinho.

Em 1999 cria sua própria vinícola, a Susana Balbo Wines, que parte da ideia central de que a "pedra angular da enologia é a arte de elaborar os cortes, é a expressão máxima do talento do enólogo". 

O vinho de hoje, portanto, é um corte de três variedades que variam de safra para safra. Nesse 2012 o blend foi de Malbec (75%), Cabernet Sauvignon (20%) e Cabernet Franc (5%), que passou 8 meses por barricas de carvalho francês e americano.

Como dito acima, o vinho representa as marcantes características dos tintos argentinos. Na taça tem coloração púrpura, sem notas de evolução. Aromas lembrando ameixa, cerejas pretas, frutos vermelhos, baunilha e notas picantes. Corpo mediano, boa estrutura, com taninos maduros e com alguma rispidez ainda.

Acidez mediana. Vinho muito agradável, com boa harmonia entre madeira, fruta e álcool, sem agressividades. Final longo e prazeroso. Segundo o importador é ideal para harmonizar com picanha grelhada, espaguete com presunto cru, queijos amarelos e risotos com carnes vermelhas. 

Tem 14% de álcool, sem incomodar. Segundo a vinícola sua capacidade de guarda é de 6 anos. Porém, acredito que esteja em ótimo momento agora. 


Detalhes da compra

O importador dos vinhos de Susana Balbo para o Brasil é a Cantu. Comprei essa garrafa em Uberlândia pagando R$ 76. 

Saúde a todos!


Um comentário:

Anônimo disse...

Vinhaço!

Rodrigo Souza
Itaperuna (RJ)