09 março 2017

Mais um branco espanhol que vale a pena provar :: Honoro Vera Blanco Verdejo 2015


De uns tempos para cá os vinhos brancos tem feito mais sucesso em casa do que os tintos. E dentre as uvas brancas a Verdejo tem sido muito frequente em nossas taças, como já disse aqui há um tempo atrás. 

O vinho de hoje é elaborado pela Bodegas Juan Gil, fundada em 1916 e atualmente é administrada pelos bisnetos de seu fundador, Juan Gil Giménez. Possui 120 hectares de terras, ocupados principalmente com a uva Monastrell, originária da região. Já comentei um ótimo Moscatel seco deles aqui no blog (relembre).

As uvas desse vinho vêm da região de Rueda, localizada a noroeste do país, na comunidade de Castilla y León. Seu status de Denominación de Origen (DO) foi adquirida em 1980.

É um 100% Verdejo, sem passagem por madeira, apenas um período de afinamento em aço inoxidável. Tem 13% de álcool.

Na taça uma coloração amarelo palha. No nariz aromas de flores brancas e frutas frescas, mas alguma tropicalidade em segundo plano. Na boca é leve, muito fresco e de bom equilíbrio. Levíssimas notas adocicadas deixando o vinho mais maduro, com maior destaque para frutos brancos, como melão. Vinho com ótimo equilíbrio, de boa acidez e final persistente.

Vinho ideal para quem gosta desse estilo privilegiando o frescor e a fruta fresca, sem interferência da madeira ou o peso do álcool. Ideal para uma infinidade de pratos à base de frutos do mar, paella, risotos e saladas.


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Mercovino e consigo comprá-lo aqui em Uberlândia por R$ 95.

Saúde a todos!




Nenhum comentário: