01 março 2017

Para todos os bolsos :: Aurora Reserva Chardonnay 2015


Já falei aqui no blog inúmeras vezes sobre o meu respeito pela história, tradição e produtos da Vinícola Aurora, então vou direto ao ponto: o vinho de hoje!

Ele é um 100% Chardonnay, elaborado com uvas da Serra Gaúcha, ou seja, não vem necessariamente do Vale dos Vinhedos ou de Pinto Bandeira, onde a vinícola mantém projetos. Mas certamente vem de uma região em que a acidez das uvas brancas garante espumantes e vinhos tranquilos de ótima acidez. 

Não sei precisar o tempo que passa em carvalho, mas o site da vinícola indica que o vinho passa por fermentação malolática em barricas francesas. Nessa fermentação o ácido málico se transforma em ácido lático, com objetivo de controlar a acidez e "amaciar" o vinho. Nesse caso como ela acontece em barricas o produto final ganha em aromas e sabores amanteigados, lembrança de baunilha, que são o ponto alto desse vinho que é uma versão que lembra os famosos chardonnay californianos. Um estilo intenso e de grande personalidade, mas em que as características primárias da fruta ficam menos evidentes. 

Na taça uma coloração intensa, amarelo-dourado. Nos aromas uma predominância muito clara dos aromas amanteigados, abaunilhados, mas também uma presença intensa de frutos tropicais maduros, como abacaxi, maçã verde e, dependendo da temperatura, banana. 

Em boca tem corpo mediano, repetindo todas as características aromáticas, com uma bela acidez, deixando o vinho amigável para inúmeras harmonizações, como carnes brancas, risotos e massas com molho branco. 

Final um tanto ligeiro, com um elegante tostado aparecendo no palato. Tem 13% de álcool. Uma boa compra, especialmente para os que preferem esse estilo mais maduro nos chardonnay.   


Detalhes da compra:

Esse vinho é facilmente encontrado em supermercados Brasil a fora. Aqui em Uberlândia paguei R$ 37,90 e a vinícola o vende em sua loja virtual por R$ 46,90. 

Saúde a todos!


Nenhum comentário: