12 abril 2017

Eis aqui um vinho honesto :: Casa Agrícola Portugal Tinto 2015



País: Portugal
Região: Tejo
Uvas: Trincadeira, Castelão e Aragonez
Maturação: sem passagem por madeira.  
Álcool: 13% 

Sempre gostei de correr riscos no mundo vinho, especialmente encontrar vinhos de boa qualidade e com preço justo, o que nós chamamos comumente de boa relação custo x beneficio. Ou, em português mais claro, um vinho honesto!

Esse é um tinto básico da Casa Agrícola Portugal, que elabora seus vinhos na região do Tejo, nas proximidades da região de Santarém. Aposta em variedades tradicionais do país, como Trincadeira, Touriga Nacional, Aragonês, Fernão Pires, Verdelho e Alicante Bouschet, mas também em uvas internacionais, como Syrah, Cabernet Sauvignon, Merlot, Petit Verdot, Sauvignon Blanc, Chardonnay, Riesling e Gewürztraminer.

O que mais me agradou nesse vinho foi sua boa estrutura, com taninos firmes, ótima acidez e uma capacidade gastronômica enorme. É um vinho seco, sem notas adocicadas que deixam o vinho enjoativo. A fruta está presente nos aromas e em boca, com lembrança de amoras e algumas especiarias.

Um vinho muito correto e com muitos atributos, embora sem grandes complexidades. Para ser bebido com acompanhamento de um bom prato que não precisa ser muito leve, porque tem boa estrutura. O produtor indica pizzas, massas e carnes brancas, mas seguramente você pode apostar em algo de mais robusto, como pratos à base de carnes vermelhas.

Não foi elaborado para ser guardado. Beba logo!


Detalhes da compra

Não tenho informações sobre o importador, porque ganhei essa garrafa, mas a informação que tenho é que no mercado é encontrado na faixa dos R$ 26-30.

Saúde a todos!



Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o seu site. Acho ótimo essa ideia de vinhos para todos, sem essa coisa meio esnobe/elitista do vinho como coisa "chique". O vinho tem que ser uma coisa boa, um prazer, não uma obrigação... E obrigado pelas dicas! Vejo sempre coisas boas por aqui... Grande abraço!