08 junho 2017

Boa experiência com esse espumante português :: Mural Espumante Reserva Extra Brut


País: Portugal
Região: Bairrada
Produtor: Quinta do Portal
Uvas: Baga, Bical e Maria Gomes
Amadurecimento: 12 meses nas garrafas sobre as borras
Método: tradicional (champenoise)
Álcool: 12%

Gosto da maioria dos espumantes portugueses que provei. Se ainda não experimentei nenhum excepcional, pelo menos não me lembro de uma grande decepção. A maioria dos produtos são corretos e com características diferentes dos espumantes brasileiros que estamos acostumados a provar.

Esse é um extra-brut da Quinta do Portal, fundada em 1990, sob responsabilidade do enólogo Paulo Coutinho. É um espumante de boa estrutura e realmente honra o que está no rótulo: é um verdadeiro extra-brut, sem açúcar residual que o tire dessa classificação.

Sua coloração é de um amarelo dourado, indicando um espumante mais maduro ou evoluído. Não teve uma boa formação de espuma, mas o pérlage tem boa intensidade. Faltou um pouco de cremosidade.

Os aromas revelam notas de casca de pão, alco cítrico e floral. A boa estrutura imaginada pela coloração se repete em boca. É maduro, frutado e de boa persistência. Acidez mediana e final de boa persistência.

Um espumante agradável como aperitivo, mas sua estrutura permite que seja um bom acompanhante para diversos pratos, especialmente os que lembram a culinária portuguesa, como leitoa assada, bolinho de bachalhau, sardinha na brasa, massas com camarão e uma infinidade de pratos à base de frutos do mar.


Detalhes da compra:

O espumante é comercializado no site da Wine por $78.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: