16 julho 2017

Rosé de Blanc? :: Lauca Sauvignon Blanc Rosé 2016


País: Chile
Região: Vale do Maule
Produtor: Lauca (Chilean Wines)
Uvas: Sauvignon Blanc + Carignan 
Maturação: 30% do vinho passam 4 meses em barricas de carvalho
Álcool: 13%

Mesmo com tanto tempo no mundo dos vinhos e já tendo experimentado milhares de rótulos, ainda não havia me deparado com um Sauvignon Blanc Rosé. E, claro, não poderia deixar de ficar curioso com essa novidade, até porque experiências ainda inéditas vão ficando raras depois de tanto tempo de estrada.

Vinhos com uvas brancas podem ficar com uma coloração rosada se a casca da variedade tiver matéria corante suficiente, como é o caso da Pinot Grigio (leia a respeito aqui). Mas, a casca da Sauvignon Blanc não permite isso, então é de se concluir que a vinícola utilizou uma pequena quantidade de uva tinta para alcançar esse resultado

No rótulo consta apenas a Sauvignon Blanc porque a quantidade da uva tinta é pequena e o percentual prevalecente atende à legislação chilena. Portanto, legalmente, é um varietal. Embora, na prática, seja um corte! 

No site da vinícola não aparece esse rótulo. Então, pesquisando pela internet descobri que a uva utilizada para dar essa cor foi a Carignan, tinta que tem dado excelentes vinhos em terras chilenas.   

Na taça a coloração é elegante, lembrando alguns famosos rosés do Velho Mundo. No nariz apresentou bons aromas, lembrança interessante de goiaba, mas as notas que prevalecem são herbáceas, típicas da Sauvignon Blanc, folha de tomate especialmente. Mas, sem demonstrar excessos como em muitos outros vinhos chilenos com essa uva. Boa acidez, muita refrescante e com vocação gastronômica. 

Boa experiência! 


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Mercovino e vendido aqui em Uberlândia por R$ 56.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: