23 julho 2017

Tipicidade sul-africana :: De Grendel Shiraz e Petit Verdot 2014


País: África do Sul
Região: Tygerberg (Coastal Region)
Produtor: De Grendel Wines
Uvas: Shiraz (86%) e Petit Verdot (14%)  
Maturação: breve passagem por barricas de carvalho
Álcool: 14%

Vinhos da África do Sul aparecem por qui menos do que eu gostaria e até acredito que isso ocorra com a maioria dos apreciadores de vinhos - exceto os que residem em grandes centros - porque a oferta de rótulos daquele belo país não é tão abundante. 

Esse aqui é um belo assemblage de duas uvas que aprecio bastante e juntas formaram um ótimo conjunto. Com predominância da Shiraz, que compõe grande parte do corte, é um vinho suculento, moderno e muito fácil de beber. 

A coloração, dá para ver isso na foto, é rubi com grande transparência, parecendo um Pinot Noir. Os aromas são uma boa mescla de frutos vermelhos, especiarias, baunilha (em razão da madeira) e algo floral em alguns momentos. 

Na boca é suculento, fresco, moderno, sem madeira em excesso. Confirma um estilo muito particular dos vinhos sul-africanos, como se percebe em grande parte dos Pinotage que experimento. Frutado lembrando ameixa, mirtilo e algo defumado formam um conjunto interessante, com taninos macios e boa acidez. 

Final de boa persistência, marcado por fruta, madeira e chocolate discreto. Muito fácil de beber e agradar. Pode ser ótimo como aperitivo, mas acompanhará bem um risoto de cogumelos. 


Detalhes da compra:

O importador é a Domno e pode ser comprado aqui em Uberlândia por R$ 88.     



Nenhum comentário: