13 agosto 2017

Ótima compra por R$ 46 :: Terra de Caniços Tinto 2015


País: Portugal
Região: Tejo
Produtor: Enoport
Uvas: Castelão (40%) + Trincadeira (40%) + Touriga Nacional (20%)
Maturação: sem passagem por madeira
Álcool: 13%

Os vinhos aumentaram muito de preço nos últimos 2-3 anos. Motivos não faltam para explicar, principalmente por conta da alta dos tributos e da inflação. Mas, na carona dessas desculpas tem sempre o importador mais ganancioso. Enfim, quero dizer que há poucos vinhos realmente interessantes em faixa de preço mais acessível. 

Esse tinto português, que vem da região do Tejo, me deixou satisfeito porque é um vinho muito fácil de beber, harmônico, sem excessos e deixará feliz mesmo aquele seu convidado que não está muito acostumado aos vinhos secos. Um corte de tradicionais uvas portuguesas e que não passa por barricas de carvalho. 

Na taça a cor é rubi, brilhante, com boa transparência. Aromas em boa intensidade, muita fruta vermelha madura, algo de especiarias e compota. Na boca é macio, com taninos doces e ótima acidez. Equilibrado, sem nenhuma agressividade. Final de boa persistência, marcado por aquela lembrança de frutos em compota e notas especiadas. Muito agradável!

Pode servir a penas como aperitivo, para bebericar com os amigos, mas se for pensar em harmonização a lista é bem ampla, podendo acompanhar o churrasco, mas também a pizza ou uma tábua de queijos. Vai bem com quase tudo.   


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Domno e vendido aqui em Uberlândia por R$ 46, uma ótima compra.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: